Casa de Alvenaria: Como construir? Passo a Passo

Imagem da casa de Alvenaria Construída pela Fazcasa

Temas Abordados

Veja Agora Como construir Casa de Alvenaria Passo a Passo

Construir uma casa de alvenaria tem muitas vantagens em relação à resistência e agressões do meio ambiente. Além disso, escolher tijolos em vez de “dry wall” ou madeira melhora o isolamento acústico de sua casa.

Em termos de custos, hoje em dia construir uma casa de alvenaria está muito próximo da construção de uma casa de madeira. Se você construir sua casa de alvenaria corretamente, você não pensará em reforma por muitos anos.

Em tese, a construção de tijolos pode ter um custo mais alto e ser uma construção mais demorada em comparação às estruturas de madeira, mas, compensa o investimento em uma revenda futura.

1º Passo: Fundação

Antes de construir, a fundação ou alicerce é o primeiro passo de sua obra, o local deverá estar muito bem preparado e analisado para a construção de uma casa de alvenaria.
Detalhes como a inclinação, tipo de solo e profundidade do lençol freático devem ser verificados a fim de escolher o sistema de fundação mais conveniente.

A alvenaria é uma construção mais rígida e estática, logo a base deve ser sólida para que não aconteçam recalques que gerem trincas futuras. Além disso a impermeabilização é um item de suma importância pois a umidade do solo tende a subir pelas paredes, é o processo conhecido como percolagem.

Os materiais usados na alvenaria; tijolos, areia e cimento funcionam como pipetas, absorvendo tanto a umidade do solo como das chuvas de vento, por isso é importante proteções químicas de isolamento, os impermeabilizantes e tintas.

O tipo de fundação a ser definida na construção de um casa de alvenaria leva sempre em conta o peso das cargas da construção comparados com a capacidade de resistência do terreno. A análise técnica do solo e um projeto estrutural dimensionado por um engenheiro civil são imprescindíveis para o sucesso dessa etapa.

Fundações de construções Fazcasa em etapas distintas.

2º Passo: Alvenaria

O nome da etapa por ser o que define a estrutura da construção é o mesmo do sistema construtivo.

Aqui a casa começa a tomar forma, a alvenaria é o erguimento das paredes que compões os ambientes da casa, seus vãos de janelas e portas devem ser bem estruturados e dimensionados para propiciar ventilação, iluminação e integração entre os espaços internos e com o exterior.

Ainda estamos em uma das etapas “grossas” da obra, porém ela deve ser muito bem executada para que os acabamentos finais da construção apresentem sua excelente qualidade.

Esquadro, nível e prumo são as ferramentas mais importantes nesse momento, os pedreiros devem ser qualificados e bem orientados para que a construção da casa de alvenaria fique exatamente igual ao planejado no Projeto Arquitetônico.

Etapa de Alvenaria de Construção Fazcasa

3º Passo: Cobertura

Essa é a etapa de proteção, se na fundação pensamos em resistir e na alvenaria a ideia é ambientar a cobertura praticamente fecha o “grosso da obra” protegendo toda a estrutura e os acabamentos que ainda estão por vir.

Essa etapa serve para consolidar a alvenaria e nela podemos ter lajes sem telhados ou telhados sem lajes. Vai depender de como o arquiteto(a) pensou junto com o futuro morador sua casa.

O mais comum é que a laje venha apoiada nas paredes ou vigas que sustentam a estrutura e sobre ela sejam instaladas as madeiras de telhado e as telhas de cobrimento.

Quando não se usa a laje podemos ter forros de madeira ou outros materiais que normalmente acompanham a inclinação do telhado, propiciando maior altura nos ambientes internos.

Fotos de coberturas sem laje com manta de proteção térmica na parte superior e forro de madeira como acabamento na parte inferior

4º Passo: Acabamentos Grossos

Com o corpo da casa pronto inicia-se o cobrimento da estrutura com a argamassa. Nesse momento o telhado já está protegendo a edificação de eventuais chuvas e pode-se fazer o reboco das paredes externas e internas e o embuço das paredes que receberão os azulejos.

O reboco e o embuço são feitos do mesmo material, porém o reboco tem sua superfície mais bem acabada, pois em alguns casos, como nas paredes externas, a tinta poderá ser aplicada diretamente sobre ele, já o embuço será coberto por revestimento e nesse caso pode ser mais rústico.

Os dois assentamentos são executados com cimento areia e cal ou agrofilito, que servem para ligar os elementos e antes de serem aplicados a parede deve receber um chapisco de cimento e areia que propicia a aderência.

Foto retirada da Internet de uma parede sendo rebocada.

5º Passo: Instalações

Chegou uma das etapas mais técnicas da construção de uma casa de alvenaria, a execução das instalações elétricas e hidro sanitárias.

Esse momento é de grande responsabilidade pois qualquer erro gerará uma necessidade de quebra e conserto futuro e para que não aconteça o ideal é ter em mãos projetos executivos que apresentem não só os caminhos onde as tubulações serão passadas bem como suas bitolas e conexões.

Atenção! Nunca feche a parede ou o piso antes de testar o sistema, principalmente o hidráulico. Após testado devidamente proteja as tomadas e as entradas do esgotamento sanitário das sujeiras e resíduos de outros materiais que ainda vão ser utilizados na obra.

É comum uma tubulação de esgotamento apresentar entupimento depois da casa entregue e alguma tomada “sumir” entupida totalmente pelo gesso de nivelamento das paredes.

Fotos retiradas da Internet

6º Passo: Acabamentos

Essa é a última etapa, porém bem abrangente pois é composta desde o nivelamento grosso de gesso nas paredes até a pintura final e a instalação das esquadrias também pode ser incluída.

É a etapa mais fácil de ser checada na construção em alvenaria, sua qualidade é detectada visualmente e também uma das mais onerosas, pois como dizem; “o céu aqui é o limite”.

Nessa etapa é importante ter em mente quando começar quais os materiais que serão utilizados, erros crassos são cometidos quando os acabamentos de revestimento são escolhidos um pouco antes de suas instalações. Isso se deve pelo fato de que esses revestimentos têm espessuras distintas, logo é importante saber o que será usado nos ambientes para que o piso do banheiro não fique nivelado com o do corredor por exemplo.

Algumas preparações são necessárias antes de instalar os acabamentos e ter nessa etapa profissionais especialistas é interessante, pois estão acostumados, infelizmente ainda é normal você notar que a água do chuveiro escorre para o lado oposto do ralo…

A pintura se manterá por mais tempo se antes de ser aplicada a parede receber o devido tratamento de preparação, não se deve instalar um marco de porta ou janela de banheiro e cozinha, áreas revestidas de azulejos sem saber qual material será instalado nas paredes, ele pode ficar estreito e deixar o alisar com uma fenda entre ele e a parede.

É a etapa que precede o final da construção e é muito importante que os futuros moradores controlem sua ansiedade e não invadam a obra, já chegamos até aqui, então cabe ter essa paciência, porquê ainda não acabou…

7º Passo: “Cata, cata”

Quando você fala, “pronto, acabei minha obra”, faltam mais uns três meses para arrumar o terreno…

Essa é a etapa do quintal; ligações externas de interligação entre casa e os padrões, confecção das rampas e escadas de acesso, confecção de portão, muros e cercas e grelhas, calhas, passeios e jardim.

Todos os itens descritos acima podem ser feitos paralelamente às etapas anteriores, talvez o único item que deva ser finalizado após a entrega da casa seja o jardim, pois não aguenta pisoteios.

Apresentada a obra como descrita acima, vimos que é um processo, e este tem que ser bem planejado, é imperativo que ela seja acompanhada por bons técnicos, arquitetos e engenheiros.

Na FAZCASA, essa é a nossa especialidade, Construção a Preço Fixo, uma logística apurada com controle dos recursos nos permite realizar o sonho dos nossos clientes com valores e prazos garantidos.